44 anos de debate

Para além da discussão que existe em torno do tema, o dia 28 de junho é considerado (e comemorado) em todo o mundo como o Dia do Orgulho Gay. A data foi escolhida em função da Revolta de Stonewall (Stonewall Riots).

Em 1969, havia a segregação e até punição legal para aqueles que demonstrassem carinho para com pessoas do mesmo sexo, ou se vestissem fora do que era esperado para seu sexo biológico. No dia 28 de junho deste ano, no bar de Stonewall, em Nova York, um grupo de gays e lésbicas se recusou a se deixar levar pela polícia. Seu crime era apenas ser quem eram. Isso deu início a um movimento de liberação, um ‘basta!’ a toda a discriminação e violência que sofriam.

Nesse momento em que as manifestações populares mostram a força que têm, é preciso lembrar que há mais de quarenta anos um grupo de pessoas iniciou um movimento e uma discussão que são tão atuais, apesar do tempo transcorrido.

Embora visibilidade e direitos tenham sido conquistados, tudo ainda é muito incipiente. O Brasil já reconhece o casamento civil igualitário, e recentemente, a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a lei federal que considerava legítima apenas a união entre um homem e uma mulher. Mas mesmo com isso muitos ainda sofrem com violência e discriminação (veladas ou não) em suas vidas diárias. São pessoas sofrendo por serem quem são. Ainda.

Uma cultura de tolerância, respeito e paz é uma construção trabalhosa, que demanda tempo. A recompensa é um mundo mais justo, onde todos possam ter assegurado seu direito de ser livre e de buscar sua felicidade. A responsabilidade pela construção dessa sociedade é de todos nós.

“Consideramos justa toda forma de amor”


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s