Competências Emocionais para viver melhor

Durante esses anos realizando atendimentos em consultório como psicólogo, muitas pessoas me procuraram (e ainda procuram) em busca de ajuda. Embora os motivos variem bastante em conteúdo, fui notando que na forma todos os problemas obedecem a um certo “padrão”. Independente de se tratar de um problema de relacionamento, familiar, profissional, de estresse, de depressão ou de autoestima – apenas para citar alguns tipos – invariavelmente uma mesma dificuldade se apresenta como origem.

A dificuldade de lidar com as emoções.

É curioso perceber que, em pleno século XXI, com tantos avanços científicos e tecnológicos, ainda estejamos às voltas com algo tão elementar e tão próximo de nós como são as emoções.  Por mais que a expressão Inteligência Emocional seja bastante popular hoje em dia, vivenciar este conceito está longe de ser algo tão desenvolvido em cada um de nós.

Evidentemente isso é resultado de uma série de fatores históricos, culturais e até mesmo filosóficos (em breve, escreverei mais a respeito destes fatores). Mas o fato é que ainda sofremos por não entender e não saber como lidar com esse lado da nossa vida psicológica.

IMG_0098

Ao observar o mundo atual, é fácil perceber que somente o conhecimento intelectual não é o bastante para resolver os nossos problemas pessoais e muito menos os sociais. Na era da internet, abundância de informação não é suficiente. Ainda convivemos com agressividade sem controle, desvalorização da vida, competitividade desleal, mal estar generalizado. Assim sendo, que tipo de habilidades são necessárias para sobreviver e, por que não, plantar a semente da mudança nesses tempos tão turbulentos?

As Competências Emocionais são um conjunto de habilidades que se referem à totalidade da nossa vida emocional. Essas habilidades, durante muito tempo, foram encaradas como um “pseudoconhecimento”, algo irrelevante com que não se deveria gastar muito tempo. Hoje, porém, cada vez mais se observa o quanto são necessárias. Mesmo no mercado profissional essa visão tem se disseminado e consolidado – o bom profissional não é mais apenas aquele que tem o conhecimento técnico, mas sim aquele que sabe aliar equilíbrio emocional e capacidade de relacionamento com a competência técnica específica da sua função.

Ao contrário do que se pode parecer a primeira vista, essas competências não são como “dons” com os quais se tem (ou não) a sorte de nascer. São habilidades que se pode aprender e praticar – e que deveriam ter sido ensinadas a cada um de nós. Não é um processo tão simples, mas entender como tudo isso funciona é o primeiro passo para identificar de que modo é possível melhorar em todos os aspectos da vida.

Nesta série de postagens aqui no Biodinamizando, irei descrever habilidades gerais e específicas que constituem as Competências Emocionais, de acordo com a visão que tenho formado ao longo destes anos de estudo. Esse modelo é o mesmo que utilizo para entender as dificuldades e então ajudar as pessoas que me procuram no consultório.

Vamos dar início com as habilidades gerais, que serão divididas em três blocos principais: a Consciência Emocional, a Adequação Emocional e a Autonomia Emocional.

Fica aqui o convite para acompanhar as próximas postagens, onde serão explicados os significados de cada uma delas e as maneiras pelas quais é possível desenvolver em nós mesmos essas competências tão importantes para nossa formação enquanto seres humanos mais realizados e completos.

Até a próxima!

 

 

 

 

A imagem veio daqui

Anúncios

Um pensamento sobre “Competências Emocionais para viver melhor

  1. Pingback: Competências Emocionais para viver melhor: Consciência Emocional | Biodinamizando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s